quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vegetarianismo previne doenças crônicas

Uma dieta vegetariana bem planejada pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas, como diabetes, obesidade e câncer. Ela também é uma opção saudável e nutritiva para adultos, crianças e adolescentes.
Essas são as conclusões atualizadas sobre o vegetarianismo que fazem parte da posição oficial da American Dietetic Association, publicada na última edição do jornal da entidade.
Na publicação, a associação afirma que dietas vegetarianas, incluindo a chamada Vegan, que exclui totalmente os alimentos de origem não vegetal, são opções saudáveis, adequadas do ponto de vista nutricional e que podem oferecer benefícios à saúde na prevenção e tratamento de certas doenças. Segundo a declaração oficial, as dietas vegetarianas, quando planejadas corretamente, são adequadas para qualquer pessoa, incluindo grávidas, lactantes, crianças, adolescentes e atletas.
As afirmações estão acompanhadas por um artigo científico assinado pelo professor e chefe do departamento de nutrição e bem-estar da Universidade Andrews, Winston Craig, e pelo consultor em nutrição do Grupo de Pesquisa Vegetariana de Baltimore, Reed Mangels.
De acordo com a American Dietetic Association, há vários motivos para explicar o crescente interesse no vegetarianismo e, com o aumento de número de vegetarianos, é importante uma posição oficial, baseada em evidências científicas, que sirva de orientação à população.
O artigo publicado no jornal da associação é baseado na análise de pesquisas e informações do banco de dados da entidade. O estudo procurou verificar aspectos que fazem parte das preocupações comuns em relação ao vegetarianismo, como saber se as dietas vegetarianas podem ser seguidas por grávidas e se trazem benefícios à saúde da mãe e do bebê.
O trabalho também apresenta novos tópicos e informações adicionais para os vegetarianos: a função-chave de certos nutrientes, a dieta vegetariana durante os diferentes ciclos da vida e as formas de usá-la na prevenção e tratamento de doenças crônicas.
A seção sobre dieta vegetariana e câncer foi ampliada, detalhando os fatores de proteção encontrados no vegetarianismo. No tópico sobre osteoporose, estão incluídos o papel das frutas, verduras, derivados de soja, proteínas, cálcio, vitaminas D e K e potássio na saúde dos ossos.
Além disso, é apresentada uma revisão de estudos baseados em evidências científicas mostrando que a dieta vegetariana está associada a um menor risco de morte por doença isquêmica do coração.
Os autores do estudo que acompanha a posição oficial da American Dietetic Association lembram que, para adotar uma dieta vegetariana, é fundamental procurar um nutricionista habilitado, que poderá orientar sobre os nutrientes essenciais, modificar a dieta para atender necessidades de pessoas com restrições alimentares por conta de doenças ou alergias e fornecer as tabelas com as recomendações nutricionais de acordo com as características individuais e apropriadas a cada fase da vida.
Iara Biderman

Reportagem retirada do site terra (http://coracaosaudavel.terra.com.br/noticias_integra.php?id=51 )

2 comentários:

  1. Sabendo equilibrar e nao comer carne é a melhor coisa!!!

    E sobre o post de ser tao caro os organicos... eu plantei alface aki em casa!! hahahah ta nascendo um monte!!! Qdo tiver que espalhar nao terei espaço!! AFF... nao sabia que iriam germinar quase todos.. me lasquei. (Moro em ap, nao tenhov muuuito espaço.. heheh)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Vou amar esse blog!! Estou pensando em cortar a carne vermelha que não tem me feito bem ultimamente. Há uns 8 anos eu parei mas acabei voltando. Quero aos poucos cortar a vermelha e quem sabe depois eu corto a branca tb!! Vou ler seu blog com calma depois pq preciso de muitas dicas!!
    bjs,
    Bia

    ResponderExcluir